App SUPERCASA
Découvres ta nouvelle maison
Ouvre
imobiliário

Quando Montijo ficar pronto, Governo quer mais 507 milhões para a Portela

Partager actualités Imprimer
Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) vale 21 950 milhões de euros em obras. São 72 projetos. Esforço privado vale um terço do total.
Depois do aeroporto do Montijo estar pronto (caso não esbarre em estudos ambientais), o Governo tem um plano para investir mais 507 milhões no aeroporto Humberto Delgado (Portela, Lisboa) e 200 milhões noutros aeroportos do país (Porto, Faro, etc.) entre 2022 e 2030, diz o resumo do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros e que será enviado à Assembleia da República na sexta-feira.

O governo quer debater este documento e submetê-lo a votação no Parlamento.

O PNI 2030, um pacote de investimentos considerados estratégicos para o país, é para aplicar no terreno na próxima década (de 2020 a 2030) e tem um valor total de 21.950 milhões de euros. Ao todo são 72 projetos ou programas.

Cerca de 65% do financiamento é público (Estado, autarquias, empresas públicas), o resto, mais de um terço (35% ou 7.568 milhões de euros), será privado, diz o documento que sumariza o novo plano.

No que respeita ao esforço público, o PNI refere que “todos os programas e projetos têm fontes de financiamento identificadas”.

Por exemplo, “do Orçamento do Estado saem 4 mil milhões de euros”, “a redução de encargos com as parcerias público-privado (PPP)” geram uma poupança esperada de “1,5 mil milhões de euros” na próxima década e isso “integrará o orçamento da Infraestruturas de Portugal”, dando mais folga aos novos investimentos que estão a ser pensados.

Os fundos europeus darão outra ajuda importante. O governo calcula poder usar 5.750 milhões de euros” em dinheiros comunitários.

O investimento privado virá das “concessões marítimas, rodoviárias e aeroportuárias; áreas da energia e do ambiente”, refere o documento..


Actualités liées
Commentaire
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Date: 18/4/2024
Date: Tous les jours
Accueil: Gratuit
Choix de l'éditeur lire plus ›
Agenda lire plus ›