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Jorge Garcia, Especialista em Imobiliário

Formação profissional no imobiliário, interessa? Emprego de refúgio ou carreira profissional?

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Num momento em que particularmente o mercado da mediação imobiliária, vive um bom momento, milhares de pessoas encontraram uma saída profissional como prestadores de serviços às inúmeras agências imobiliárias com actividade aberta em Portugal. No momento, certamente em número superior às 5445 registadas em Dezembro de 2017.
Retomo artigos de opinião no “CASASAPO”, com outra das principais questões que se colocam aos “player´s” do mercado imobiliário. Depois do tamanho e do preço, o tema da formação profissional. Em Portugal, desde 2013 que os operadores se têm ajustado à retoma económica e do mercado imobiliário e às alterações à legislação que regula a actividade.

Num momento em que particularmente o mercado da mediação imobiliária, vive um bom momento, milhares de pessoas encontraram uma saída profissional como prestadores de serviços às inúmeras agências imobiliárias com actividade aberta em Portugal. No momento, certamente em número superior às 5445 registadas em Dezembro de 2017. É um crescimento cíclico que tem acompanhado o crescimento do mercado imobiliário do lado da procura.

Desses milhares que encontraram nos últimos anos uma ocupação temporária remunerada em função dos resultados operacionais obtidos, quantos irão ter oportunidade de prosseguir e consolidar uma carreira profissional no futuro?

Premissas para que tal aconteça é que tenham personalidade extrovertida, capacidade para trabalhar em equipa, capacidade para estabelecer parcerias e humildade para aceitar críticas, que lhes permitam desenvolver as habilidades básicas para o exercício desta actividade. Para desenvolver uma carreira profissional de sucesso no mercado imobiliário é necessário ir para além das habilidades pessoais, investindo em auto - conhecimento, estudando, frequentando cursos de formação profissional, palestras, “work-shop´s”, eventos do sector, para que possam actualizar os seus conhecimentos, abrir a mente e inspirar-se.

Um consultor imobiliário deve deter conhecimentos em estratégias de negociação, Know-how em marketing imobiliário e em particular em marketing digital, conhecimentos em direito imobiliário e burocracia de venda, avaliação imobiliária e patologias da construção, análise de investimento, crédito hipotecário e economia. O sector imobiliário é muito exigente e está em constante mutação, o que implica que ao longo da carreira profissional deva realizar-se um significativo e contínuo investimento em formação profissional. Só assim poderá destacar-se dos demais profissionais e melhor atendendo às necessidades dos clientes obter melhores resultados.

O mercado imobiliário está sujeito a tendências e mesmo em ciclos favoráveis como aquele que vivemos, assistimos a alterações nessas tendências sobretudo na procura. Por exemplo, fluência em línguas estrangeiras é hoje um requisito importante. Como em qualquer mercado, quem estiver mais apto a antecipar as tendências emergentes, melhor conseguirá ajustar a sua oferta de serviços e posicionar-se na linha da frente para atender às necessidades dos novos fluxos emissores de clientes compradores, que vão para além da tipologia, metros quadrados e preço do imóvel. Por exemplo, um consultor imobiliário de sucesso, deverá conhecer as implicações da utilização de certos materiais de construção, por forma a aconselhar, caso disso, se as intervenções correctivas a executar após a compra de um imóvel usado, serão simples ou de maior complexidade, o que poderá acarretar, custos de aquisição do imóvel, mais elevados. Esse poderá ser um dos “plus” na oferta de valor do seu aconselhamento e consultoria imobiliária.

A “curva de experiência on job”, os recursos disponibilizados pela agência imobiliária, a par da formação profissional, são factores críticos de sucesso do consultor imobiliário. Também a exemplo do que já acontece nos EUA há muitos anos, a tendência será para a especialização da consultoria imobiliária, em serviços prestados aos clientes proprietários e em consultoria imobiliária prestada a clientes compradores. O consultor imobiliário do cliente proprietário é consultor na venda e no decorrer do processo negocial é defensor dos seus interesses enquanto o consultor do cliente comprador presta consultoria e defende os interesses do seu cliente na compra. Numa mesma transacção, interesses distintos defendidos por consultores distintos, não implicando que representem agências imobiliárias distintas.

Uma última nota: Portugal precisa ter um ambiente fiscal estável e transparente para manter os níveis de investimento imobiliário. O diploma que estabelece, novas regras para o Alojamento Local, vai no sentido inverso. As suas Inconsistências, omissões e conflitos jurídicos são geradores de instabilidade.
Comentário
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Data: 13/5/2024
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