75 Fotos
Visita Virtual
Foto 360°
Vídeo
Planta
Logotipo
Brochura
Brochura PDF
Solar T8 para comprar em Anadia
Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, Anadia, Distrito de Aveiro
comprar
1.999.999 €
Partilhar
A ’Quinta Senhorial dos Cerveira’ com uma área de 46.510 m2, fica localizada na região da Bairrada, na Beira Litoral, entre Coimbra e Aveiro. A propriedade possui um Solar brasonado, com uma área global de 838 m2, constituído por quatro pisos, edificado nos finais do sec. XVIII, vincada ao estilo ’pombalino’, o qual terá sido projetado pelo célebre escultor Joaquim Machado de Castro, dada a relação de amizade existente com a família Cerveira.
Edifício retangular com pequena capela adossada à direita e portal monumental à esquerda. Fachadas de três pisos com corpo arquitravado e entablamento superior (constituído por friso e cornija) e duplas pilastras. Na fachada nobre, rasgam-se, no piso térreo, seis janelões gradeados e porta central emoldurados por cantaria. A capela apresenta um portal de verga reta com pequeno nicho sobre o lintel, decoração em fiada única interrompida com enrolamentos simples, encimada por falsa sineira com remate semicircular. No interior da capela destaca-se o retábulo fundeiro, de autoria de João de Ruão, com nichos cegos laterais, azulejaria de padronagem e cobertura de abóbada de berço. A classificação abrange o grupo escultórico de São Cosme e São Damião, de finais do século XVIII.
Planta retangular composta por edifício retangular, pequena capela longitudinal adossada à direita e portal monumental à esquerda, que dá acesso às traseiras e na sequência do qual se erguem construções anexas sem valor arquitetónico. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas de três pisos - rés-do-chão, primeiro piso e águas-furtadas - marcados horizontalmente por corpo arquitravado e entablamento superior (constituído por friso e cornija) e verticalmente, por duplas pilastras que acentuam o pano vertical central elevado. Se as molduras arquitetónicas se resumem às fachadas posterior e anterior, terminando nos cunhais, o piso superior alonga-as pela planta cruciforme. Na fachada nobre, rasgam-se, no piso térreo, sete vãos - seis janelões gradeados e porta central - emoldurados por cantaria, com correspondência no segundo piso, mas, aqui, os três vãos centrais juntam-se em sacada com entrada tripla. Ao alto, no enfiamento da emblemática heráldica, águas-furtadas em planta cruciforme com lado menor para os alçados laterais e com varandim central entre dois vãos laterais, com pequenos contrafortes laterais. Ao lado esquerdo, o portal com coroamento dá acesso a alpendre lateral arquivoltado e à fachada anterior, mais discreta, mas destacando-se a entrada em escadaria, defronte para o bosquedo. À direita, capela com fachada retangular, portal de verga reta com pequeno nicho sobre o lintel, decoração em fiada única interrompida com enrolamentos simples, encimada por falsa sineira com remate semicircular. O INTERIOR é organizado por divisão central em cruz, com dois arcos arquivoltados, axiais à estrada, e escadaria lateral para o piso superior. Por sua vez, na capela, retábulo fundeiro com nichos cegos laterais, azulejaria de padronagem e cobertura de abóbada de berço. No retábulo pétreo, duas pilastras corintizantes, decoradas com motivos de grutesco, emolduram os dois nichos centrais com esculturas de vulto redondo, divididos por coluna balaústre, com remate superior arquitravado e predela com três nichos com estatuária em baixo-relevo.
O Solar encontra-se em boas condições de habitabilidade, e compreende na Cave:
- 3 ambientes, com a porta ajunto à escada exterior do jardim
- piso em tijoleira antiga no primeiro ambiente
- piso em cimento cru nos restantes ambientes
- janelas exteriores pequenas com grades
- respiradouros para o interior da casa
No Primeiro Piso:
- Entrada principal no meio da fachada. Hall com arco para os corredores e para a escadaria de acesso ao 2º piso, duas portas em cada lado.
- Sala 1- pequena à esquerda, piso de madeira envernizada, teto em madeira pintada, cofre embutido na parede, janela com grades para a frente da casa e comunicação com a sala 2.
- Sala 2 - com comunicação para o corredor interno, para a Capela, duas janelas com grades teto em madeira pintada. Piso envernizado
- Capela - chão em pedra, com porta exterior para a frente da casa, teto abobado com afrescos.
- Sala 3 - comunicação para o corredor interno e sala de jantar, 2 varandas (uma com pátio e comunicação para o jardim), uma janela para o jardim. Chão envernizado. Pintura das paredes e portadas recentes. Teto em cimento abobado.
- sala de jantar, chão envernizado, 4 cantoneiras, duas janelas com gradeamento para o jardim, teto em madeira pintado. Duas portas (uma para a sala 2 e outra para o corredor interno pequeno).
- Corredor interno - ligação às salas 2 e 3 e sala de jantar. Perspetiva para a escadaria. Chão em piso hidráulico dos anos 60.
- Corredor interno pequeno - ligação para o corredor da cozinha com o mesmo chão do outro corredor e da entrada e também com porta para a escadaria exterior do jardim.
- Corredor da cozinha - duas portas para a cozinha à direita, ao fundo janela pequena, no meio arco que separa os dois tipos de pisos (madeira envernizada e pedra original), à esquerda passagem para a dispensa e hall de entrada.
- Cozinha - dividida em duas divisões com porta de ligação. Na primeira com piso hidráulico anos 60, pia de mármore, janela com gradeamento; na segunda, nicho com vasilha de barro, lareira grande, pia de mármore grande, janela com gradeamento, pequeno ralo de mármore a 15cm do chão, chão em pedra antiga, janela interior aberta para o corredor.
- Dispensa grande - piso em tijoleira, aproveitamento do vão das escadas.
- Hall de entrada secundária com tetos abobados, arcos, porta para o exterior, porta para a dispensa e comunicação com pequeno hall
- Pequeno hall com porta para o quarto 1, Wc e quarto 2.
- Quarto 1 - com chão em madeira envernizada, pequena janela e nicho de frente à cama.
- Wc 1 totalmente renovado em 2013 com duche.
- Quarto 2 - chão envernizado, porta de comunicação par a sala 4, janela com gradeamento, teto em madeira pintada, banco debaixo da janela.
- Sala 4 - comunicação para o hall de entrada e quarto 2, chão envernizado, cantoneira e janela com gradeamento teto em madeira pintada.
No Segundo Piso:
- Escadaria com pedra antiga, com corrimões em madeira teto em madeira envernizado.
- Topo da escadaria em pedra antiga, acesso à varanda 1, ao quarto 3 (à esquerda) e ao corredor.
- Varanda 1 - com piso hidráulico de 2013, virada para a frente da casa, garagem e jardim, com gradeamento em ferro e pedra.
- Quarto 3 - com 2 janelas, piso em chão envernizado, teto em madeira envernizada, renovado em 2023, porta de acesso ao quarto 4.
- Quarto 4 - de grandes dimensões, com 3 portas de varanda, chão e teto em madeira envernizada, porta de acesso para o quarto 5.
- Quarto 5 - com 2 janelas para a frente da casa, 1 janela para a varanda e porta para acesso ao corredor.
- Corredor comprido, chão e teto em madeira envernizada, que abrange o acesso às varandas, acesso aos quartos 6,7e8eadois wc e ao hall da escadaria em um dos lados, e no outro parcialmente aberto com murete para a escadaria.
- Varanda 2 - com piso hidráulico de 2013, gradeamento em pedra e ferro, virada para a frente da casa (onde está a cimeira da capela), jardim e jardim.
Neste ponto do corredor existe uma abertura de acesso ao piso 3 com tampa de madeira envernizada
- Quarto 6 - com janela para a varanda e outra para o jardim, chão e teto em madeira envernizada
- Wc 2 - com banheira, janela alta para o corredor feita no final dos anos 60
- Quarto 7 - com janela e varanda para o jardim, chão e teto em madeira envernizada
- Wc 3 - de grandes dimensões, janela para o jardim, final anos 60
- Quarto 8 - com janela para o jardim, chão e teto em madeira envernizada
No Terceiro Piso:
- Chão em cimento, telhado com vigas de madeira e telhas renovado em 2004, duas varandas, uma virada para a frente da casa e outra para o jardim, duas janelas nos alçados, 4 pequenas divisões.
Outras notas:
Foram realizadas obras profundas de reconstrução da casa na década de 1960, onde dotou a casa de estabilidade estrutural, com os pisos 2 e 3 a serem com placa de cimento. Todas as janelas e portas de varandas têm portadas em madeira. A varanda da entrada 2 tem arcos, gradeamento em ferro e tijoleira antiga. Em anexo temos uma porta para duas salas (a primeira com lareira) e a garagem para 2/3 carros. Estes prédios tiveram pintura exterior no ano de 2020.
Importa referir que, pelo PDM de Anadia, existe uma área considerável de terreno apta para construção de média densidade.
Por último, esta quinta tem importantes e variadas valências, quer no campo residencial, quer no Turístico, dada a proximidade da autoestrada A1, alguma proximidade das praias da região. A 1 hora da cidade do Porto e a 1,45 h de Lisboa. (N/Ref. 846-3)
Edifício retangular com pequena capela adossada à direita e portal monumental à esquerda. Fachadas de três pisos com corpo arquitravado e entablamento superior (constituído por friso e cornija) e duplas pilastras. Na fachada nobre, rasgam-se, no piso térreo, seis janelões gradeados e porta central emoldurados por cantaria. A capela apresenta um portal de verga reta com pequeno nicho sobre o lintel, decoração em fiada única interrompida com enrolamentos simples, encimada por falsa sineira com remate semicircular. No interior da capela destaca-se o retábulo fundeiro, de autoria de João de Ruão, com nichos cegos laterais, azulejaria de padronagem e cobertura de abóbada de berço. A classificação abrange o grupo escultórico de São Cosme e São Damião, de finais do século XVIII.
Planta retangular composta por edifício retangular, pequena capela longitudinal adossada à direita e portal monumental à esquerda, que dá acesso às traseiras e na sequência do qual se erguem construções anexas sem valor arquitetónico. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas de três pisos - rés-do-chão, primeiro piso e águas-furtadas - marcados horizontalmente por corpo arquitravado e entablamento superior (constituído por friso e cornija) e verticalmente, por duplas pilastras que acentuam o pano vertical central elevado. Se as molduras arquitetónicas se resumem às fachadas posterior e anterior, terminando nos cunhais, o piso superior alonga-as pela planta cruciforme. Na fachada nobre, rasgam-se, no piso térreo, sete vãos - seis janelões gradeados e porta central - emoldurados por cantaria, com correspondência no segundo piso, mas, aqui, os três vãos centrais juntam-se em sacada com entrada tripla. Ao alto, no enfiamento da emblemática heráldica, águas-furtadas em planta cruciforme com lado menor para os alçados laterais e com varandim central entre dois vãos laterais, com pequenos contrafortes laterais. Ao lado esquerdo, o portal com coroamento dá acesso a alpendre lateral arquivoltado e à fachada anterior, mais discreta, mas destacando-se a entrada em escadaria, defronte para o bosquedo. À direita, capela com fachada retangular, portal de verga reta com pequeno nicho sobre o lintel, decoração em fiada única interrompida com enrolamentos simples, encimada por falsa sineira com remate semicircular. O INTERIOR é organizado por divisão central em cruz, com dois arcos arquivoltados, axiais à estrada, e escadaria lateral para o piso superior. Por sua vez, na capela, retábulo fundeiro com nichos cegos laterais, azulejaria de padronagem e cobertura de abóbada de berço. No retábulo pétreo, duas pilastras corintizantes, decoradas com motivos de grutesco, emolduram os dois nichos centrais com esculturas de vulto redondo, divididos por coluna balaústre, com remate superior arquitravado e predela com três nichos com estatuária em baixo-relevo.
O Solar encontra-se em boas condições de habitabilidade, e compreende na Cave:
- 3 ambientes, com a porta ajunto à escada exterior do jardim
- piso em tijoleira antiga no primeiro ambiente
- piso em cimento cru nos restantes ambientes
- janelas exteriores pequenas com grades
- respiradouros para o interior da casa
No Primeiro Piso:
- Entrada principal no meio da fachada. Hall com arco para os corredores e para a escadaria de acesso ao 2º piso, duas portas em cada lado.
- Sala 1- pequena à esquerda, piso de madeira envernizada, teto em madeira pintada, cofre embutido na parede, janela com grades para a frente da casa e comunicação com a sala 2.
- Sala 2 - com comunicação para o corredor interno, para a Capela, duas janelas com grades teto em madeira pintada. Piso envernizado
- Capela - chão em pedra, com porta exterior para a frente da casa, teto abobado com afrescos.
- Sala 3 - comunicação para o corredor interno e sala de jantar, 2 varandas (uma com pátio e comunicação para o jardim), uma janela para o jardim. Chão envernizado. Pintura das paredes e portadas recentes. Teto em cimento abobado.
- sala de jantar, chão envernizado, 4 cantoneiras, duas janelas com gradeamento para o jardim, teto em madeira pintado. Duas portas (uma para a sala 2 e outra para o corredor interno pequeno).
- Corredor interno - ligação às salas 2 e 3 e sala de jantar. Perspetiva para a escadaria. Chão em piso hidráulico dos anos 60.
- Corredor interno pequeno - ligação para o corredor da cozinha com o mesmo chão do outro corredor e da entrada e também com porta para a escadaria exterior do jardim.
- Corredor da cozinha - duas portas para a cozinha à direita, ao fundo janela pequena, no meio arco que separa os dois tipos de pisos (madeira envernizada e pedra original), à esquerda passagem para a dispensa e hall de entrada.
- Cozinha - dividida em duas divisões com porta de ligação. Na primeira com piso hidráulico anos 60, pia de mármore, janela com gradeamento; na segunda, nicho com vasilha de barro, lareira grande, pia de mármore grande, janela com gradeamento, pequeno ralo de mármore a 15cm do chão, chão em pedra antiga, janela interior aberta para o corredor.
- Dispensa grande - piso em tijoleira, aproveitamento do vão das escadas.
- Hall de entrada secundária com tetos abobados, arcos, porta para o exterior, porta para a dispensa e comunicação com pequeno hall
- Pequeno hall com porta para o quarto 1, Wc e quarto 2.
- Quarto 1 - com chão em madeira envernizada, pequena janela e nicho de frente à cama.
- Wc 1 totalmente renovado em 2013 com duche.
- Quarto 2 - chão envernizado, porta de comunicação par a sala 4, janela com gradeamento, teto em madeira pintada, banco debaixo da janela.
- Sala 4 - comunicação para o hall de entrada e quarto 2, chão envernizado, cantoneira e janela com gradeamento teto em madeira pintada.
No Segundo Piso:
- Escadaria com pedra antiga, com corrimões em madeira teto em madeira envernizado.
- Topo da escadaria em pedra antiga, acesso à varanda 1, ao quarto 3 (à esquerda) e ao corredor.
- Varanda 1 - com piso hidráulico de 2013, virada para a frente da casa, garagem e jardim, com gradeamento em ferro e pedra.
- Quarto 3 - com 2 janelas, piso em chão envernizado, teto em madeira envernizada, renovado em 2023, porta de acesso ao quarto 4.
- Quarto 4 - de grandes dimensões, com 3 portas de varanda, chão e teto em madeira envernizada, porta de acesso para o quarto 5.
- Quarto 5 - com 2 janelas para a frente da casa, 1 janela para a varanda e porta para acesso ao corredor.
- Corredor comprido, chão e teto em madeira envernizada, que abrange o acesso às varandas, acesso aos quartos 6,7e8eadois wc e ao hall da escadaria em um dos lados, e no outro parcialmente aberto com murete para a escadaria.
- Varanda 2 - com piso hidráulico de 2013, gradeamento em pedra e ferro, virada para a frente da casa (onde está a cimeira da capela), jardim e jardim.
Neste ponto do corredor existe uma abertura de acesso ao piso 3 com tampa de madeira envernizada
- Quarto 6 - com janela para a varanda e outra para o jardim, chão e teto em madeira envernizada
- Wc 2 - com banheira, janela alta para o corredor feita no final dos anos 60
- Quarto 7 - com janela e varanda para o jardim, chão e teto em madeira envernizada
- Wc 3 - de grandes dimensões, janela para o jardim, final anos 60
- Quarto 8 - com janela para o jardim, chão e teto em madeira envernizada
No Terceiro Piso:
- Chão em cimento, telhado com vigas de madeira e telhas renovado em 2004, duas varandas, uma virada para a frente da casa e outra para o jardim, duas janelas nos alçados, 4 pequenas divisões.
Outras notas:
Foram realizadas obras profundas de reconstrução da casa na década de 1960, onde dotou a casa de estabilidade estrutural, com os pisos 2 e 3 a serem com placa de cimento. Todas as janelas e portas de varandas têm portadas em madeira. A varanda da entrada 2 tem arcos, gradeamento em ferro e tijoleira antiga. Em anexo temos uma porta para duas salas (a primeira com lareira) e a garagem para 2/3 carros. Estes prédios tiveram pintura exterior no ano de 2020.
Importa referir que, pelo PDM de Anadia, existe uma área considerável de terreno apta para construção de média densidade.
Por último, esta quinta tem importantes e variadas valências, quer no campo residencial, quer no Turístico, dada a proximidade da autoestrada A1, alguma proximidade das praias da região. A 1 hora da cidade do Porto e a 1,45 h de Lisboa. (N/Ref. 846-3)
Ver mais
Dados do imóvel
Estado
Usado
Área útil
730m²
Área bruta
838m²
Referência
846-3
Certificação Energética
F
Visualizações
14 959
Cliques
563
Partilhas
1
Publicado em
há mais de um mês
Localização aproximada - Solar T8 na freguesia de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, Anadia
Características
Casa(s) de Banho: 3
Total quarto(s): 8
Número de pisos: 3
Sala(s): 4
Anunciante
PortugalRur - Mediação Imobiliária, Lda
Licença AMI: 4443
PortugalrRur - Mediação Imobiliária, Lda
Morada
Rua Dr. Acúrcio Gil Castanheira, [phone] Proença-a-Nova (Portugal)
Referência
846-3